Olá você que começou agora a aprender como anunciar no Facebook e no Instagram Ads!
Pensando em facilitar a sua vida, a Hackr criou este passo a passo completo, para que não te restem dúvidas na hora de criar os seus primeiros anúncios.
Por ser a rede social com o maior número de usuários ativos hoje, o Facebook se tornou uma das principais opções de marketing quando falamos em veicular anúncios de mídia paga.
Atualmente, muitas pessoas ainda não sabem como ter resultados com a criação de anúncios no Facebook, principalmente por não entenderem o seu público-alvo e, com isso, acabam colocando anúncios no feed dos usuários errados, investindo incorretamente, entre outros fatores.
Por isso, criamos este guia para facilitar a sua aventura no novo mundo dos anúncios em Facebook e Instagram.
Começando a Investir em Anúncios no Facebook e Instagram ADs
Caso você esteja começando a investir em anúncios no Facebook, entender o básico é fundamental.
Ao tomar essa atitude você aprende a exibir anúncios segmentados, apresentando aos usuários produtos que eles desejam comprar.
Diferente dos itens mais comuns do feed de notícias, os anúncios do Facebook apresentam o CTA ou Call To Action, onde você pode encontrar mensagens como, saiba mais, cadastre-se, baixar, fale conosco, compre agora, entre outros.
Esses diversos botões de CTA já são pré-definidos para direcionar a criação dos seus anúncios.
Nos seus anúncios, você encontrará três elementos básicos:
- A tag “Patrocinado”, a qual fica abaixo do nome da página.
- Um botão para poder curtir a página.
- E um botão de call to action.
Então você pode perguntar:
“Por que o Facebook não torna a publicidade mais óbvia, como o YouTube?”
Porque Facebook busca abordar os anúncios de uma forma mais natural, procurando um distanciamento da propaganda tradicional.
Por isso, realizar anúncios no Facebook é investir para poder exibir ofertas e promoções de produtos no feed de notícias para um público específico e segmentado.
Logo, antes de você entender mais sobre o assunto e saber como configurar o seu anúncio, vale a pena conhecermos algumas outras informações básicas.
Informações básicas sobre os anúncios no Facebook
Normalmente é possível encontrar cinco maneiras principais para posicionar um anúncio no Facebook, as quais são:
- No feed de notícias pelo computador.
- No feed de notícias em algum ambiente móvel.
- Por meio da barra lateral direita do computador.
- Na rede de parceiros do Facebook.
- E, por fim, no Instagram (Feed ou Stories).
Os anúncios no Instagram podem aparecer também no feed de forma natural no aplicativo ou no stories. Onde o seu propósito em termos de anúncios é o mesmo do Facebook: não interromper a experiência do usuário.
Além disso, você pode encontrar duas maneiras para gerir os anúncios no Facebook, onde:
Gerenciador de Anúncios
O Gerenciador de Anúncios é um painel padrão em que você recebe quando cria a sua conta de publicidade, sendo essa uma opção mais ideal para iniciantes.
Power Editor:
Um painel mais avançados, que te oferece mais opções de organização, segmentação e personalização de anúncios.
Geralmente, ao se cadastrar para poder criar os anúncios no Facebook, você é imediatamente direcionado para criar a primeira campanha.
Logo de início, você define o seu objetivo da campanha podendo escolher entre:
- Aumentar o número de Curtidas na Página
- Realizar o envio de tráfego para um site
- Fazer a conversão dos visitantes do seu site em compradores
Entre outros.
Em seguida, você vai configurar o conjunto de anúncios. Nessa parte, você toma a decisão de que tipo de anúncio deseja veicular e qual será o público alvo da campanha.
Por fim, você vai se deparar com os anúncios em si, onde será feita a criação dos seus anúncios onde serão configurados os demais elementos do seu anúncio, como as imagens, textos e os botões do CTA.
Como criar sua campanha para anunciar no Facebook e Instagram ADs
1º Passo: Faça a criação de uma página de fãs
Caso você não possua uma página de fãs, então é preciso que crie uma. Os anúncios do Facebook devem, preferencialmente, ser ligados a páginas de negócio e não a perfis pessoais.
Para criar a sua página no Facebook, siga estes passos:
- Primeiramente, você deve ir até o site de criação de páginas e selecionar uma opção para criar uma página da sua marca, como por exemplo, selecione “Figura Pública, Artista”, entre outras opções.
- Em seguida é preciso que você selecione a categoria e escolha um nome.
- Feito isso, você deve colocar algumas informações na sua página, como o site do seu negócio e que nome você quer que a página tenha no Facebook.
- Agora você já pode escolher a foto do seu perfil.
- A seguir, você deve descrever o público-alvo do seu negócio. Assim o Facebook irá saber para quem ele pode sugerir a página.
- Depois de salvar, você já irá ser redirecionado para uma nova página.
- E, antes de criar os anúncios, é preciso que você adicione uma foto na capa da página e um call to action de contato.
Por fim, tudo estará pronto e você já poderá começar a anunciar no Facebook.
2º Passo: Faça a criação da sua campanha
- Para que você crie a sua primeira campanha, você também deve seguir certos passos, os quais são:
- Primeiramente, procure ir até o topo da sua página de fãs e clique em “Promover”, e depois selecione em “Ir para Gerenciador de Anúncios”.
- Assim, você irá ser redirecionado para um painel onde deve clicar em “Criar Campanha”.
- Depois disso, você deve então selecionar qual é o seu objetivo, onde da mesma forma como são feitos os anúncios no Google, tudo é realizado de uma maneira bastante simples, onde basta selecionar em “Enviar pessoas para o seu site”.
- Em seguida, você pode inserir o link do seu site, para que os usuários sejam redirecionados para ele ao clicarem. E, e caso você esteja promovendo algum produto, por exemplo, utilize a página de vendas.
- Feito tudo isso já estará tudo pronto, onde você pode criar a sua campanha, sendo esse um processo muito simples, porém, ela é somente uma parte superior da estrutura.
3º Passo: Faça a criação de um conjunto de anúncios
Para que você possa criar um conjunto de anúncios, siga os passos abaixo:
- Primeiramente, você deverá ir para a seção de criação de anúncios, onde será decidido qual será o seu público-alvo, onde quanto mais bem definido ele for, melhor tende a ser a performance da sua campanha.
- Uma dica interessante é que você busque conhecer dados demográficos do seu público-alvo, selecionando certas regiões e interesses específicos para poder realizar uma segmentação.
- Em seguida é preciso que você estabeleça quanto será o seu orçamento.
- Feito isso, você já pode selecionar o objetivo para o qual o seu anúncio será otimizado.
- Já na aba “Programação”, você define o período em que o seu anúncio será veiculado.
4º Passo: Faça a criação do seu primeiro anúncio
Para que você possa criar o seu primeiro anúncio, siga os passos abaixo:
- Primeiramente, você irá selecionar qual será o design do seu anúncio, além do conteúdo que você deseja inserir nele.
- Caso você selecione diversas imagens para um só anúncio, você deve seleciona-las de maneira estratégica para dar uma ideia de organização e continuidade.
- Clique “Selecionar Imagens”, para escolher entre fazer o envio da sua própria imagem ou escolher alguma opção do banco de imagens do Facebook e de forma gratuita.
- Um dos principais requisitos de anúncios, é em relação a regra do texto, em que o Facebook não permite que mais de 20% de texto na imagem.
- Assim, é possível que você use uma ferramenta gratuita para saber se o que você está escrevendo no seu anúncio se encontre dentro desses 20%.
- Depois de cortar e formatar a sua imagem adequadamente, você poderá pré-visualizar o seu anúncio.
- Em seguida, você deve então escrever o texto e fazer a seleção do botão de CTA para o seu anúncio.
- Ao concluir, você deve avançar para que seu anuncio passe processo de aprovação.
- E caso seja aprovado, você receberá uma notificação.
- Em seguida, você será então redirecionado para um painel enquanto espera a aprovação, onde pode visualizar a estrutura da sua campanha e já realizar alguns ajustes.
- Após aprovado, seu anúncio começará a ser veiculado automaticamente caso você o tenha mantido ativado.
Depois seguir este passo a passo básico, você estará pronto para criar e testar a suas primeiras campanhas.
É importante lembrar que o sucesso de qualquer campanha de anúncios está ligado a frequência de testes que você executa.
Por isso, não desanime seus anúncios não performarem de acordo com o esperado, pelo menos nas primeiras vezes.
A ideia é que você continue testando e aprendendo até criar uma campanha que será lucrativa.