Passo a passo: Investindo em Anúncios no Facebook

Olá você que começou agora a aprender como anunciar no Facebook e no Instagram Ads!

Pensando em facilitar a sua vida, a Hackr criou este passo a passo completo, para que não te restem dúvidas na hora de criar os seus primeiros anúncios.

Por ser a rede social com o maior número de usuários ativos hoje, o Facebook se tornou uma das principais opções de marketing quando falamos em veicular anúncios de mídia paga.

Atualmente, muitas pessoas ainda não sabem como ter resultados com a criação de anúncios no Facebook, principalmente por não entenderem o seu público-alvo e, com isso, acabam colocando anúncios no feed dos usuários errados, investindo incorretamente, entre outros fatores.

Por isso, criamos este guia para facilitar a sua aventura no novo mundo dos anúncios em Facebook e Instagram.

Começando a Investir em Anúncios no Facebook e Instagram ADs

Caso você esteja começando a investir em anúncios no Facebook, entender o básico é fundamental.

Ao tomar essa atitude você aprende a exibir anúncios segmentados, apresentando aos usuários produtos que eles desejam comprar.

Diferente dos itens mais comuns do feed de notícias, os anúncios do Facebook apresentam o CTA ou Call To Action, onde você pode encontrar mensagens como, saiba mais, cadastre-se, baixar, fale conosco, compre agora, entre outros.

Esses diversos botões de CTA já são pré-definidos para direcionar a criação dos seus anúncios.

Nos seus anúncios, você encontrará três elementos básicos:

  • A tag “Patrocinado”, a qual fica abaixo do nome da página.
  • Um botão para poder curtir a página.
  • E um botão de call to action.

Então você pode perguntar:
“Por que o Facebook não torna a publicidade mais óbvia, como o YouTube?”

Porque Facebook busca abordar os anúncios de uma forma mais natural, procurando um distanciamento da propaganda tradicional.

Por isso, realizar anúncios no Facebook é investir para poder exibir ofertas e promoções de produtos no feed de notícias para um público específico e segmentado.

Logo, antes de você entender mais sobre o assunto e saber como configurar o seu anúncio, vale a pena conhecermos algumas outras informações básicas.

Informações básicas sobre os anúncios no Facebook

Normalmente é possível encontrar cinco maneiras principais para posicionar um anúncio no Facebook, as quais são:

  • No feed de notícias pelo computador.
  • No feed de notícias em algum ambiente móvel.
  • Por meio da barra lateral direita do computador.
  • Na rede de parceiros do Facebook.
  • E, por fim, no Instagram (Feed ou Stories).

Os anúncios no Instagram podem aparecer também no feed de forma natural no aplicativo ou no stories. Onde o seu propósito em termos de anúncios é o mesmo do Facebook: não interromper a experiência do usuário.

Além disso, você pode encontrar duas maneiras para gerir os anúncios no Facebook, onde:

Gerenciador de Anúncios
O Gerenciador de Anúncios é um painel padrão em que você recebe quando cria a sua conta de publicidade, sendo essa uma opção mais ideal para iniciantes.

Power Editor:
Um painel mais avançados, que te oferece mais opções de organização, segmentação e personalização de anúncios.

Geralmente, ao se cadastrar para poder criar os anúncios no Facebook, você é imediatamente direcionado para criar a primeira campanha.

Logo de início, você define o seu objetivo da campanha podendo escolher entre:

  • Aumentar o número de Curtidas na Página
  • Realizar o envio de tráfego para um site
  • Fazer a conversão dos visitantes do seu site em compradores

Entre outros.

Em seguida, você vai configurar o conjunto de anúncios. Nessa parte, você toma a decisão de que tipo de anúncio deseja veicular e qual será o público alvo da campanha.

Por fim, você vai se deparar com os anúncios em si, onde será feita a criação dos seus anúncios onde serão configurados os demais elementos do seu anúncio, como as imagens, textos e os botões do CTA.

Como criar sua campanha para anunciar no Facebook e Instagram ADs

1º Passo: Faça a criação de uma página de fãs

Caso você não possua uma página de fãs, então é preciso que crie uma. Os anúncios do Facebook devem, preferencialmente, ser ligados a páginas de negócio e não a perfis pessoais.

Para criar a sua página no Facebook, siga estes passos:

  • Primeiramente, você deve ir até o site de criação de páginas e selecionar uma opção para criar uma página da sua marca, como por exemplo, selecione “Figura Pública, Artista”, entre outras opções.
  • Em seguida é preciso que você selecione a categoria e escolha um nome.
  • Feito isso, você deve colocar algumas informações na sua página, como o site do seu negócio e que nome você quer que a página tenha no Facebook.
  • Agora você já pode escolher a foto do seu perfil.
  • A seguir, você deve descrever o público-alvo do seu negócio. Assim o Facebook irá saber para quem ele pode sugerir a página.
  • Depois de salvar, você já irá ser redirecionado para uma nova página.
  • E, antes de criar os anúncios, é preciso que você adicione uma foto na capa da página e um call to action de contato.

Por fim, tudo estará pronto e você já poderá começar a anunciar no Facebook.

2º Passo: Faça a criação da sua campanha

  • Para que você crie a sua primeira campanha, você também deve seguir certos passos, os quais são:
  • Primeiramente, procure ir até o topo da sua página de fãs e clique em “Promover”, e depois selecione em “Ir para Gerenciador de Anúncios”.
  • Assim, você irá ser redirecionado para um painel onde deve clicar em “Criar Campanha”.
  • Depois disso, você deve então selecionar qual é o seu objetivo, onde da mesma forma como são feitos os anúncios no Google, tudo é realizado de uma maneira bastante simples, onde basta selecionar em “Enviar pessoas para o seu site”.
  • Em seguida, você pode inserir o link do seu site, para que os usuários sejam redirecionados para ele ao clicarem. E, e caso você esteja promovendo algum produto, por exemplo, utilize a página de vendas.
  • Feito tudo isso já estará tudo pronto, onde você pode criar a sua campanha, sendo esse um processo muito simples, porém, ela é somente uma parte superior da estrutura.

3º Passo: Faça a criação de um conjunto de anúncios

Para que você possa criar um conjunto de anúncios, siga os passos abaixo:

  • Primeiramente, você deverá ir para a seção de criação de anúncios, onde será decidido qual será o seu público-alvo, onde quanto mais bem definido ele for, melhor tende a ser a performance da sua campanha.
  • Uma dica interessante é que você busque conhecer dados demográficos do seu público-alvo, selecionando certas regiões e interesses específicos para poder realizar uma segmentação.
  • Em seguida é preciso que você estabeleça quanto será o seu orçamento.
  • Feito isso, você já pode selecionar o objetivo para o qual o seu anúncio será otimizado.
  • Já na aba “Programação”, você define o período em que o seu anúncio será veiculado.

4º Passo: Faça a criação do seu primeiro anúncio

Para que você possa criar o seu primeiro anúncio, siga os passos abaixo:

  • Primeiramente, você irá selecionar qual será o design do seu anúncio, além do conteúdo que você deseja inserir nele.
  • Caso você selecione diversas imagens para um só anúncio, você deve seleciona-las de maneira estratégica para dar uma ideia de organização e continuidade.
  • Clique “Selecionar Imagens”, para escolher entre fazer o envio da sua própria imagem ou escolher alguma opção do banco de imagens do Facebook e de forma gratuita.
  • Um dos principais requisitos de anúncios, é em relação a regra do texto, em que o Facebook não permite que mais de 20% de texto na imagem.
  • Assim, é possível que você use uma ferramenta gratuita para saber se o que você está escrevendo no seu anúncio se encontre dentro desses 20%.
  • Depois de cortar e formatar a sua imagem adequadamente, você poderá pré-visualizar o seu anúncio.
  • Em seguida, você deve então escrever o texto e fazer a seleção do botão de CTA para o seu anúncio.
  • Ao concluir, você deve avançar para que seu anuncio passe processo de aprovação.
  • E caso seja aprovado, você receberá uma notificação.
  • Em seguida, você será então redirecionado para um painel enquanto espera a aprovação, onde pode visualizar a estrutura da sua campanha e já realizar alguns ajustes.
  • Após aprovado, seu anúncio começará a ser veiculado automaticamente caso você o tenha mantido ativado.

Depois seguir este passo a passo básico, você estará pronto para criar e testar a suas primeiras campanhas.

É importante lembrar que o sucesso de qualquer campanha de anúncios está ligado a frequência de testes que você executa.

Por isso, não desanime seus anúncios não performarem de acordo com o esperado, pelo menos nas primeiras vezes.

A ideia é que você continue testando e aprendendo até criar uma campanha que será lucrativa.