Trabalhar com marketing digital demanda muita dedicação, e nem sempre o empreendedor consegue dar conta de tudo ao mesmo tempo.
O uso de softwares que podem auxiliar na automação de algumas tarefas que precisam ser executadas diariamente ou com muita frequência pode ser bastante vantajoso.
Dessa forma, você pode reduzir atividades repetitivas no seu marketing e aumentar a produtividade da sua equipe.
Plataformas de marketing digital são bem interessantes para quem está começando com a empresa, para que aumentar o grau de assertividade na comunicação com novos prospects.
Em empresas de porte médio à multinacionais, você pode ver a extrema necessidade de uma ferramenta de automação de marketing digital, já neste tipo de empresa é extremamente necessária a automatização de processos visando a redução de custos e a otimização do time de marketing em geral.
Para que fique mais claro o entendimento da necessidade de ferramentas de automação de marketing, vamos explicar exatamente o que é esse tipo de ferramenta, com 5 exemplos para aplicar na sua empresa hoje.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing nada mais é do que a utilização de ferramentas que façam, de maneira automática, tarefas operacionais que tomam o tempo e a eficiência do seu time de marketing.
A necessidade de uma ferramenta de automação de marketing cresce conforme o tamanho da empresa. Já que o objetivo principal de uma empresa é a venda, quanto mais otimizado e ágil for o processo de aquisição de clientes, melhores são os resultados.
Veja alguns exemplos de processos de marketing que podem ser automatizados através deste tipo de ferramenta:
- Envio de e-mails para novos prospects da sua lista
- Tratamento dos leads de acordo com a etapa dentro do funil de vendas
- Realização de Testes A/B para otimização de e-mails
E várias outras tarefas repetitivas que podem ser eliminadas com este tipo de automação!
5 ferramentas de automação de marketing
Hubspot CRM
A Hubspot foi fundada em 2004 com o objetivo de aumentar as possibilidades no tratamento de novos prospectos (leads).
Hoje, a empresa oferece em seu CRM, uma ferramenta completa para tratamento de novos contatos comerciais em todos os níveis de relacionamento.
Com o Hubspot você consegue controlar várias ações, como criação de Landing pages, análise de call to action, automações de fluxo de e-mail entre outros serviços.
Todos os serviços da Hubspot são pagos. Confira aqui os preços dos planos.
RD Station
O RD Station é uma ferramenta de automação de marketing feita por brasileiros. A plataforma cuida de vários aspectos das campanhas de marketing digital.
Assim como o Hubspot, o RD Station consegue automatizar serviços de páginas com uma maior velocidade, e não há a necessidade de contratação de mão de obra para essa tarefa, deixando tudo ainda mais rápido.
Com ela, é possível detectar em qual etapa um novo prospecto se encontra dentro do funil de vendas, para então, enviar um fluxo personalizado de conteúdos que condizem com o que o lead está buscando.
A RD Station é uma plataforma paga.
MailChimp
Com o MailChimp você consegue realizar disparos de e-mail, testes de eficiência e administrar sua base de e-mails.
Além disso, a plataforma possui um grande leque de funcionalidades voltadas para e-commerce possibilitando, por exemplo, o envio de um fluxo de conteúdos para novos inscritos da sua newsletter com promoções personalizadas de produtos.
A MailChimp possui um pacote básico oferecido gratuitamente, que serve para pequenas empresas (Até 5 mil e-mails). Além de vários pacotes pagos, cujo valor varia de acordo com o tamanho da sua lista de e-mails.
Confira aqui os preços dos planos do Mailchimp.
Leadsius
Essa ferramenta de automação de marketing é focada em leads, tudo que os envolve, desde as Landing pages até formulários e nutrição dos mesmos.
É uma ferramenta perfeita para quem quer reduzir tarefas operacionais no processo de prospecção de clientes.
Confira os preços da Leadsius aqui.
Jumplead
Com esse software de automação de marketing, você consegue identificar todos os visitantes do site da sua empresa, e fazer uma base de leads através das informações que puderam ser coletadas.
Com o Jumplead você pode melhorar as características do seu site, como por exemplo criar um chat online, desenvolver Landing pages e gerenciar os e-mails coletados.
Confira aqui o pricing da plataforma.
Conclusão
As ferramentas de automação de marketing facilitam (e muito!) a vida de quem quer rodar um processo de marketing de alta performance.
A parte interessante em automatizar esses serviços é que você passa a despender menos tempo cuidando de detalhes, como contratação de programadores e designers para desenvolver uma Landing page ideal para o seu site.
Além disso, você passa a enviar materiais por e-mail com mais facilidade, já que você faz configurações onde não se perde a pessoalidade do e-mail, podendo, por exemplo, inserir o nome do cliente de forma automática em cada e-mail, efetuando um disparo personalizado para toda a sua lista.
Com essas ferramentas você pode também agendar horários para o envio de marketing via e-mail, passa a gerenciar os horários de pico do site e outras análises que são feitas através de ferramentas de automação de marketing.
Ao escolher a melhor ferramenta para a sua empresa, é melhor analisar, além do preço, qual ferramenta se adapta melhor à realidade da sua empresa.