Como Criar Landing Pages que Convertem

Você já se perguntou como as empresas mais modernas captam contatos de potenciais clientes através de landing pages?

Você sabia que é assim que elas realizam uma abordagem comercial para vender um produto ou serviço?

Com certeza, ao navegar pela internet, você já se deparou com a situação de encontrar um conteúdo do seu interesse.

E, muitas das vezes, esse conteúdo parecia ser extremamente atrativo.

Mas, para que você conseguisse acessar o conteúdo, era necessário deixar seu e-mail ou alguns dados como nome e telefone.

Não é?

Pois então: com esses dados em mãos, as empresas utilizam diversos tipos de abordagem para gerar vendas e aumentar o faturamento.

Alguns tipos de abordagem são:

  • Sequências automáticas de e-mail
  • E-mail comercial de prospecção
  • Contato via telefone

e vários outros!

Por isso, para conseguir esses dados, empresas criam uma oferta.

Essa oferta é disponibilizada em uma página que deve ser o mais simples e direta o possível.

Aqui, objetivo para converter o máximo de visitantes em potenciais clientes.

A essas páginas, onde a oferta é oferecida damos o nome de landing page.

O que é uma Landing Page?

Caso você não saiba, landing page é o nome dado ao tipo de página que tem como único objetivo facilitar um resultado direto.

Esse resultado direto varia de acordo com o objetivo da empresa. Este, pode ser desde a obtenção do contato de um potencial cliente até uma venda direta.

Logo, entender a ciência por trás desse tipo de página é essencial para estruturar a sua estratégia digital de aquisição de clientes.

Por isso, criamos esse artigo para que você entenda o que são landing pages.

Assim, entendendo o que são e como funcionam, você pode utilizá-las para maximizar os seus resultados.

Como é o formulário de uma Landing Page?

Em uma landing page, o item que terá a maior relevância é o formulário feito para os usuários preencherem.

Logo, a importância de conter um local onde os usuários possam transferir seus dados como nome e e-mail em uma landing page é gigante.

Se o intuito da página é justamente transformar visitantes em contatos de potenciais clientes.

Além disso, é necessário que a página seja planejada com muito cuidado, já que ninguém se interessa muito por cadastros longos.

Formulários com inúmeros quadros para serem preenchidos costumam desestimular os visitantes.

Por considerarem o processo muito longo, os visitantes tendem a abandoná-lo.

A oferta que será feita

As ofertas são os conteúdos originais da página. Esses conteúdos  costumam ser produzidos pela sua empresa, a fim de aumentar a prospecção de clientes. 

Esse tipo de conteúdo também é uma ótima forma de mostrar o que sua empresa tem a oferecer.

Ou seja: é de suma importância lembrar que a landing page é o contato que o usuário terá com o seu conteúdo. Nela que será decidido se ele fornecerá ou não dados para obter a sua oferta.

Por isso, sua oferta deve ser muito bem planejada para que você consiga resultados relevantes.

A chamada da oferta

A chamada que você escolher para sua oferta deve ser chamativa, atraente e deve instigar o usuário a interagir com a oferta.

Por isso, a descrição oferecida também será de extrema importância, já que é necessário convencer o visitante de que aquele conteúdo é de fato algo que vale a pena.

Além disso, visualmente a oferta deve ser bastante atrativa, logo, um bom design certamente vai te ajudar a obter mais conversões.

Call to Action

A Call to Action é uma chamada que leva o visitante a realizar uma ação. Basicamente, ela está chamando esse visitante para clicar, visualizar, baixar, ouvir ou realizar alguma interação.

Em uma landing page é muito importante que haja um Call to Action que de fato cative o seu visitante, que guie ele para aquela específica ação à respeito de sua oferta.

Lembre-se que toda a criação da Landing Page é baseada em instigar o seu visitante.

Por isso, pense muito bem em como será o seu botão de Call to Action. É importante planejar onde ele ficará exposto na página e qual cor e fonte serão utilizadas nele.

O intuito final de uma Call to Action é exatamente o objetivo da landing page: conquistar para você um lead.

Um lead é uma pessoa que se cadastrou no seu site para conseguir uma oferta interessante, ou uma venda direta.

Templates de Landing Pages

Você consegue achar vários templates de landing pages na internet, sendo a maioria de fácil personalização.

Templates são modelos de página, geralmente com um design pré-formatado e com toda uma estrutura a ser seguida.

Ou seja: com os templates que você encontra na internet você pode montar o modelo ideal de landing page para a sua empresa.

Assim, você consegue atrair leads de forma objetiva.

Além disso, ao utilizar templates você poupa tempo de trabalho, o que te permite maior agilidade nos testes.