Qualquer pessoa que tenha interesse em atingir um público para vender serviços ou produtos, já pensou em como utilizar a internet para conseguir aumentar o fluxo de captação de clientes.
A internet é capaz de revolucionar inúmeras atividades e na era digital em que vivemos, empresas que não estão utilizando a internet para adquirir clientes, estão fadadas ao fracasso.
Com a utilização correta dos canais de comunicação e vendas na internet, você consegue aumentar significativamente o seu volume de faturamento.
Para te ajudar nessa tarefa, pontuamos neste artigo 5 maneiras de prospectar clientes através da internet.
Quem é o seu cliente e onde ele está?
Para captar clientes na internet você precisa, primeiramente, realizar um diagnóstico do seu produto ou serviço.
Nessa etapa, é necessário entender tudo sobre a solução que a sua empresa oferece e como se comporta o tipo de pessoa que gera faturamento para a sua empresa.
No diagnóstico, você deve questionar o máximo possível sobre os tópicos citados acima. Perguntando, por exemplo:
- Qual é o gênero do meu público alvo?
- Qual é o nível de escolaridade?
- Qual é a idade média desse público?
- Em qual mídia o meu público passa mais tempo?
- Que tipo de conteúdo esse público prefere?
Então, ao fazer essas perguntas, você começa a correlacionar as respostas para responder da melhor maneira possível uma questão central:
Como eu posso chamar a atenção desse público para o meu produto ou serviço com o objetivo de gerar mais faturamento?
Por exemplo, vamos supor que o seu negócio seja uma marca de roupas infantis e que as respostas para as perguntas acima, sejam:
- Meu público é composto por meninas
- Do ensino básico e fundamental
- Entre 6-12 anos
- Que passam muito tempo no youtube e no instagram
- Assistindo vídeos relacionados a brinquedos
Existem várias outras perguntas que podem ser feitas para aumentar o nível de conhecimento sobre o seu público, mas somente a partir dessas eu já poderia te perguntar:
Se o seu público são meninas que estão no Instagram e no Youtube assistindo vídeos relacionados a brinquedos, porque raios você não está dentro dessas duas mídias produzindo conteúdo para o seu público?
Pode parecer absurdo, mas muitas empresas ainda hoje não se deram conta da importância da internet.
E o pior: te garanto que não devem ser raros os casos de marcas de roupas infantis fazendo propaganda em traseiras de ônibus e panfletagem enquanto o público do negócio está dentro todo dentro de casa assistindo ao youtube.
As marcas gastam centenas de milhares de reais, para perder a disputa de atenção para um produtor de conteúdo independente que gasta R$ 15,00 por produção de vídeo.
5 Canais de Prospecção de Clientes na Internet
Mesmo que o caso da sua empresa seja tão grave quanto o caso citado acima, você não precisa se preocupar.
Ainda existem oceanos azuis inteiros de oportunidades que marcas podem explorar na era digital para atrair clientes.
Para te ajudar a entender um pouco melhor alguns dos canais mais populares de aquisição de clientes no meio digital, separamos 5 formas de atrair mais clientes através da internet:
1 – Você pode prospectar mais clientes através de blogs corporativos
Criar um blog corporativo não é um trabalho difícil, porém, para que este funcione como uma maneira de captação de clientes, é necessário produzir conteúdo de alta qualidade e com uma boa frequência.
Além disso, é necessário um bom planejamento de conteúdo
O usuário chegará ao blog através de uma pesquisa no Google, e o blog corporativo irá apresentar uma solução para o um problema.
Exemplo: se a sua empresa vende cordas de guitarra, o ideal é que você produza um conteúdo que resolva algum problema do público do seu produto.
Algo como “Passo a Passo: Como trocar as Cordas da Sua Guitarra”
Então, uma vez que alguém com dúvidas nesse assunto for ao Google, ele deve pesquisar algo como “trocar cordas guitarra”.
De maneira resumida a ideia é que o seu cliente encontre sua marca ao buscar uma solução e passe a conhecer seu produto (existem vários fatores que fazem um artigo/site aparecer no google ou não para determinada busca).
2 – Atraindo clientes usando mídias sociais
Hoje, a grande maioria do público com acesso a internet passa todo o tempo conectado em redes sociais. Seja essa rede o Facebook, Whatsapp, Instagram ou outra.
E existem sim muitos casos onde as marcas podem se aproveitar desse canal para atrair clientes.
O problema é que, ao contrário do que a maioria pensa, comunicar a sua marca através das redes sociais não é somente criar um perfil e postar qualquer coisa.
Este é um trabalho que também exige planejamento, uma rotina de produção de conteúdo e um esforço constante de análise.
Assim, empresa poderá identificar se o conteúdo que está sendo entregue, de fato é o melhor para a sua audiência.
Além disso, vale ponderar se no caso da sua empresa, focar em redes sociais realmente deve ser uma prioridade.
Na maioria das redes sociais, esse tipo de comunicação se adequa melhor à empresas que ofertam produtos e serviços para o cliente final.
Em outras (como o Linkedin), sua empresa pode encontrar diversas oportunidades caso seu produto ou serviço seja destinado a atender outras empresas.
3 – Consiga clientes com a utilização de SEO
SEO é a sigla que significa, em inglês: Search Engine Optimization.
Este termo, que pode ser traduzido para o português como “Otimização para Motores de Busca”, representa o conjunto de técnicas e otimizações que têm como objetivo, colocar o seu artigo/site nas primeiras colocações na busca por determinados termos (palavras-chave).
Este tipo de trabalho é muito importante pois, além de produzir conteúdo de qualidade, você precisa ajustar seu conteúdo para conseguir o máximo possível de tráfego dentro do seu público-alvo.
4 – Prospecção de clientes utilizando Landing Pages
A landing page é uma página de destino, utilizada para ações de marketing digital, para que sejam captados os contatos de visitantes da sua página, de uma maneira eficaz e simples.
Geralmente, nas Landing Pages são encontrados formulários de rápido preenchimento, que estão lá para que seja efetuada uma transação: o visitante anônimo deixa seus dados de contato e em troca recebe um material ou ferramenta de seu interesse.
O uso de landing pages também exige muito estudo e otimização, uma vez que quanto melhor for o seu trabalho na página, maior será a porcentagem de visitantes que vão deixar os dados de contato.
5 – Como captar clientes usando materiais gratuitos de qualidade
Os chamados materiais ricos, são produtos de marketing que visam prospectar mais clientes, fornecendo um conteúdo que possua qualidade e que tenha relação com o que o cliente está buscando.
Um exemplo de material rico são os e-books: muitos são distribuídos de forma gratuita para que seja possível captar informações sobre os clientes na hora do download.
Geralmente, todo o processo de recepção dos visitantes, aquisição de contatos e liberação do material é automatizado e gerenciado através da landing page, como citado no tópico anterior.
Mas não são somente os e-books que são feitos para um material rico gratuito, é possível realizar esse método de marketing com infográficos, guias e vídeos, bastando que o material seja interessante para seu público alvo.
Comece hoje mesmo!
Se você utilizar das formas de atrair clientes que foram expostas nesse artigo, você conseguirá aumentar muito o seu volume de captação de clientes, já que tudo não passa, em resumo, de uma questão de planejamento e consistência na execução.
A internet é um grande meio de aquisição de clientes, onde é possível ampliar não só a receita obtida com o seu negócio, como todo o seu alcance de marca de uma maneira geral.