Guia Definitivo: Como Criar Landing Pages Que Trazem Resultado

Uma boa estratégia de marketing pode alavancar suas visualizações e aumentar o número de acessos ao seu produto ou serviço.
Por isso, produzimos este guia definitivo de como Criar Landing Pages Que Trazem Resultado.

Introdução

A internet virou o maior meio de comunicação em massa do mundo e, além de prover uma infinidade de informações, este meio de comunicação se tornou o maior mercado de vendas do século XXI.

Por conta disso a competitividade entre os sites está cada vez mais acirrada e é necessário utilizar de todos os recursos existentes para se destacar nesse meio.

Quando falamos de aquisição de tráfego através da internet, uma estratégia muito conhecida é fazer SEO (Search Engine Optimization).

Nessa técnica, a partir de palavras-chave, estruturas de textos e muitos outros conceitos, é possível aperfeiçoar a posição do seu site nos resultados das ferramentas de busca.

Utilizar de Landing Pages também é uma estratégia básica para você atingir seus objetivos de gerar uma quantidade maior de vendas ou leitores de seus artigos.

O que são as Landing Pages

Se você trabalha com Marketing Digital é crucial que você entenda e saiba como utilizar Landing Pages no seu negócio.

Traduzindo para o português o termo significa “Páginas de Aterrissagem” e, de uma maneira bem grosseira, é a página onde o visitante aterrissa ao chegar no seu site através de uma fonte externa.

A primeira coisa que devemos entender sobre as Landing Pages é que elas não são substancialmente diferentes das home pages.

As home pages são a página principal do seu site que possui direcionamento para todas as demais sessões.

Já as Landing Pages têm um direcionamento único e específico.

A campanha pode direcionar o visitante para um produto, um texto específico, páginas de descontos ou para o preenchimento de um formulário.



Vamos dar um exemplo para você entender melhor essa diferença entre as Home Pages e as páginas de aterrissagem:

Supondo que você tenha uma loja de calçados e o dia das crianças esteja chegando.
Então, você tem a ideia de uma campanha de divulgação online com um botão de ação buscando levar mais visitantes.

Neste caso, quero que você responda a seguinte pergunta:

Qual você acha que é a melhor página de aterrissagem para os visitantes dos seus anúncios de dia das crianças?

  • A página inicial do site da sua marca de calçados
  • Uma página específica mostrando as suas opções de calçados infantis, oferecendo descontos no período da campanha de dia das crianças

Certamente, se você respondeu que é a alternativa “b”, você entende que, quanto mais você facilitar o caminho do usuário para a compra, maiores serão as suas chances de efetuar uma venda.

Ou seja, esse tipo de página leva o visitante diretamente à realização da conversão. Por isso, esse tipo de página é ideal para otimizar a sua estratégia de marketing.

Qual a importância das Landing Pages e quando devo usá-las

A Landing Pages, principalmente quando trabalhada em conjunto com outras técnicas de aumento de tráfego online (SEO, links patrocinados e outros), podem alavancar o número de pessoas que acessam seu site.

Apenas pensando em uma questão estatística, quanto mais pessoas visitam seu site, maior a probabilidade de você atingir seu objetivo.

Se feita de maneira correta, essa estratégia de marketing digital consegue atrair os clientes interessados no que a sua Landing Page tem a oferecer.

Assim, você aumenta a sua taxa de conversão, que é a proporção dos visitantes do seu site que chegam a efetuar a ação final pretendida em uma página.

Com uma Landing Page bem elaborada, uma estrutura clara e chamadas para a ação posicionadas em locais estratégicos, com certeza suas chances de converter um visitante em cliente passam a ser maiores.

É muito fácil encontrar aplicabilidade para as Landing Pages, independente do motivo do marketing digital e empresas com ótimas taxas de conversão investem muito nas Landing Pages tendo-as como foco central de toda sua estratégia digital.

Maiores benefícios das Landing Pages

Criar uma Landing Pages que traga resultados traz benefícios imediatos e diretamente imensuráveis para o seu negócio.

Esse tipo de estrutura de página é amplamente utilizado por praticamente todas as maiores empresas do mundo.

Logo, e investir nesse tipo de página pode fazer toda a diferença no seu resultado final.

Confira os maiores benefícios de boas Landing Pages:

  • Ganho de mercado devido a grande especificidade:
    Quanto mais direcionada for sua Landing Pages, mais seguro os clientes estarão durante a navegação.
  • Não é uma estratégia exclusiva para grandes empresas:
    Qualquer empreendimento, por menor que seja, tem capacidade de investir nesse tipo de estratégia.
  • Anúncios mais relacionados ao produto e não ao site:
    Você não precisa seguir o padrão (cores, letras, estilo, etc.) do site da campanha, o layout da Landing Page tem mais liberdade.
  • Facilidade:
    A chave desse tipo de página não é a complexidade técnica com a qual ela é criada, mas sim a criatividade da equipe de marketing, que terá mais autonomia na criação por não depender da área de TI.
  • Como as Landing Pages são isoladas do site, são apenas o meio de conexão, fica mais fácil criar versões Mobile.
  • Utilizar essa estratégia de marketing digital potencializa as outras técnicas de marketing.
  • Quanto maior o Quality Score da sua página de aterrissagem, menos você irá pagar pelos anúncios patrocinados.
  • Gastando pouco é possível alavancar o tráfego de acessos do seu site, promovendo mais visualizações e compras.

Como fazer Landing Pages que trazem resultado

Agora que abordamos as questões fundamentais explicando o que são e quais as vantagens de utilizar Landing Pages, vamos mostrar dicas de como você pode criar páginas impressionantes e persuasivas.

Cuidado com a quantidade de informações

Uma Landing Page deve oferecer todas as informações necessárias, mas não tanto para sobrecarregar (e como resultado, afastar) o visitante. Forneça as informações essenciais que interessam ao seu público de forma curta, direta e organizada.

Ofereça conteúdo de alta qualidade

Como acabamos de mencionar, você não deve deixar os visitantes sufocados em informações. Por outro lado, isso não quer dizer que você deve ser desleixado com seu conteúdo.

Por isso, forneça conteúdo rico e útil, e que inspire confiança e que seja persuasivo a ponto de convencer o seu usuário a tomar a ação pretendida na página.

Cuidado com os caminhos de entrada ou saída da página

As melhores Landing Pages mantêm um controle cuidadoso de todos os caminhos que levam o usuário a entrar e sair da página.

É importante que você limite os pontos de saída (neste caso, os hiperlinks), que fazem com que o usuário saia do seu site.

O objetivo aqui, é canalizar os visitantes somente para um caminho desejado e qualquer link que desvie a atenção do usuário nesse momento deve ser evitado.

Facilite a conversão

O objetivo é tornar o mais fácil possível para os visitantes se converterem, fornecendo a menor distância e o número mínimo de barreiras entre os pontos A e B.

O próximo passo deve ser sempre óbvio. Essa estratégia varia dependendo de qual é a conversão desejada. Se forem envios de formulários, torne esse formulário um irresistível colírio para os olhos. Se for downloads, crie um botão que esteja implorando para ser clicado.

Tenha um design impecável

A arquitetura da informação entra em cena aqui, pois é importante que sua Landing Page tenha um design claro e nítido, que responda todas as perguntas do seu visitante.

A navegação deve ser óbvia e simples. Todas as informações necessárias devem ser fornecidas e nada deve estar entre o visitante e a conversão, devendo ser evitado ao máximo os pop-ups e outras distrações.

Tenha um apelo à ação de forma clara

A chamada para ação deve estar presente no título do texto, bem como no texto do botão.

Por exemplo, utilizar um apelo simples como “enviar” é bem menos efetivo do que utilizar uma chamada específica como: “Quero baixar o meu guia de marketing gratuito”.

Informe seus visitantes exatamente o que você quer que eles façam de forma destacada e instintiva.

Utilize as headlines adequadamente

A maioria das boas Landing Pages usa o título principal para confirmar a oferta e usa um subtítulo para mais explicações ou para criar proposições de valor.

Não desvie a atenção do visitante falando exageradamente sobre seu negócio.

Foque em destacar o que seu negócio pode fazer por ele e como você pode melhorar sua vida.

Faça uso de vídeo e imagem

Landing pages que contém vídeos podem fazer com que produtos mais complexos se tornem mais fáceis de entender, uma vez que o consumo do conteúdo passa a ser passivo (sem necessidade de esforço) e não ativo.

Considere adicionar sugestões visuais para indicar ao visitante o que deve fazer a seguir. Neste caso, utilizar o formato “Passo a Passo” é uma ótima opção.

Apresente sua oferta de forma atraente

A maneira mais fácil de obter conversões é simplesmente ter uma oferta clara e atraente.

Certifique-se de que sua oferta é boa o suficiente para os usuários e sua landing page ofereça algo que eles realmente desejam.

É absolutamente vital que os visitantes captem a essência de sua oferta com uma rápida olhada.

Estima-se que um visitante comum prenda a atenção na sua página por 8 segundos em média. Logo, a proposta de valor precisa ser rápida e convincente.

Ao criar sua Landing Page, facilite a varredura, destacando o seu ponto principal no título, usando subtítulos e marcadores para informações adicionais.

Use fontes e cores para indicar a hierarquia de informações.

Corresponda o texto e o anúncio

As melhores páginas de destino usam as mesmas palavras-chave nos títulos da página e nos anúncios.

Não divulgue uma página sobre tendas de campismo se o seu anúncio for sobre sacos de dormir.

Pior que isso, seria somente fazer um anúncio de tendas de campismo e direcionar o usuário para fazer a pesquisa na home.

Apenas peça as informações de que precisa

Quanto mais campos você solicitar que os visitantes preencham no formulário, menos chances você terá de que eles completem a tarefa.

Se a sua conversão exigir um formulário, peça o mínimo do que você precisa – você sempre pode pedir mais informações na página de agradecimento quando a ação estiver concluída.

Embora a maioria dos usuários não tenha problemas em fornecer seu nome e endereço de e-mail, solicitar informações mais sensíveis como números de telefone e data de nascimento, pode fazer com que a taxa de desistência do formulário duplique.

A regra básica é incluir o mínimo possível de campos no formulário da sua landing page.

Exiba depoimentos de clientes

O boca a boca sempre foi e sempre será uma força motriz do sucesso.

No ambiente virtual ele acontece na forma de likes e depoimentos de clientes.

Se sua empresa recebeu alguns elogios de clientes anteriores, não deixe de exibi-los na sua página.

Esse tipo de elemento visual é de grande ajuda para comprovar a qualidade do seu serviço ou produto.

Garanta que sua página é compatível com dispositivos móveis

Ter uma Landing page que seja compatível com dispositivos móveis pode dobrar suas conversões.

Isso evita que o usuário tenha que trocar de dispositivo ao acessá-la ou que isso acabe desanimando o visitante.

Acrescente alguns links interessantes na página de agradecimento

A página de agradecimento é uma ótima maneira de orientar os visitantes para outros materiais relacionados em seu site e que podem ser interessantes.

No entanto, fornecer essas informações adicionadas na Landing page inicial seria uma distração e poderia levar os visitantes a não fazer uma conversão.

A página de agradecimento é o local perfeito para sugerir produtos relacionados, guias e informações que seu público possa considerar úteis ou links para outras partes, como o blog da empresa.

Reduza o tempo de carregamento

A velocidade é essencial, pois o tempo de carregamento têm um tremendo efeito nas taxas de rejeição.

Reduza os tempos de carregamento de sua Landing Page comprimindo os arquivos de imagens, utilize ferramentas de cache e hospede seu site em host eficiente.

Transmita Sinais de confiança

Logotipos de empresas conhecidas com as quais você fez negócios, prêmios que você ganhou e associações das quais você é membro fazem com que o usuário confie em você mais facilmente.

Isso ocorre através do mecanismo da prova social.

Com essas dicas, sua Landing Page com certeza será um sucesso e conseguirá muitos resultados!