Automação de Marketing: 3 Ferramentas Que Vão Mudar a Sua Empresa

Quem tem uma empresa, sabe que o carro-chefe para adquirir novos clientes é o marketing digital.

A todo o momento estamos conectados e os empreendedores podem ver nessa digitalização uma grande gama de oportunidades.

Apesar disso, a concorrência é grande e é importante absorver o melhor que as ferramentas de marketing digital podem fornecer.

E para que a sua estratégia de marketing digital consiga obter resultados maiores com um esforço menor, é importante conhecer as ferramentas de automação de marketing.

Conheça agora 3 Ferramentas Que Vão Mudar a Sua Empresa

A internet virou parte do nosso cotidiano e, hoje em dia, é quase um sacrifício passar mais que algumas horas sem estarmos conectados.

O mundo virtual abrangeu todas as áreas e assuntos possíveis possíveis (educação, culinária, beleza, moda, entretenimento, etc.) e fez com que os sites se tornassem, além de uma ferramenta de comunicação, um grande mercado de vendas.

Aproveitar as chances que essa plataforma tão ampla nos dá, pode alavancar a visibilidade do seu produto e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

As ferramentas de automação de marketing são softwares complexos que conseguem otimizar processos de uma equipe inteira.

Conheça mais sobre a automação de marketing e veja 3 ferramentas que vão mudar a sua empresa.

Até o final desse artigo você estará convencido de que o marketing digital é o melhor caminho a ser seguido para adquirir novos clientes para o seu negócio

O que é automação de Marketing

Automação de Marketing é uma área do Marketing digital que usufrui de ferramentas ou softwares para aumentar efetividade do time de marketing, ao automatizar tarefas repetitivas e cotidianas.

Em linhas gerais, essas ferramentas automatizam postagem de materiais online, dão um feedback de como os usuários estão interagindo com essas postagens, fazem o disparo de um e-mail de boas vindas para novos usuários e várias outras funções importantes para o seu negócio.

A empresa consegue descobrir qual é seu público, acompanhá-lo de acordo com as postagens e, analisando os dados, tomar ações personalizadas de acordo com os resultados obtidos.

A automação de marketing é crucial para o bom desenvolvimento de uma empresa, pois as ferramentas facilitam e otimizam todo o processo que a equipe de marketing digital precisa realizar para ganhar mais visualizações.

Vamos pensar se em todos os passos, se os processos fossem feitos manualmente:

Seria preciso criar um material, divulgá-lo em todas as redes sociais, mandar formulários para conhecer melhor os visitantes do site e selecionar quem tem afinidade com o conteúdo exposto.

Depois dessa etapa inicial, seria preciso mensurar todos os resultados adquiridos com esse postagem para entendermos como o público estaria reagindo.

Muitas dessas funções iriam sobrecarregar seu time de marketing se fossem feitas de maneira manual ou demandariam um time maior, fazendo sua empresa desperdiçar recursos.

As ferramentas de automação de marketing foram criadas justamente para resolver esse problema.

Tudo é feito mais rapidamente, economizando um tempo da sua equipe. Além disso, essas ferramentas integram todo o seu processo de marketing, possibilitando uma análise aprofundada dos dados.

Principais motivos para investir em ferramentas de automação de marketing

Quando falamos de marketing digital para a sua empresa, é preciso entender que isso não é um gasto, mas, sim, um investimento.

Uma equipe que saiba usar as ferramentas de automação de marketing pode gerar resultados brilhantes em um espaço de tempo menor, quando comparadas a equipes que não utilizam esse tipo de recurso.

Conheça os principais motivos pelos quais sua empresa deve investir nesse tipo de ferramenta e entenda o porquê essas ferramentas vão mudar a sua empresa:

Prospectar leads (visitantes com potencial de compra) mesmo que não estejam no momento de adquirir seu produto:

As ferramentas de automação permitem que você estabeleça um fluxo de comunicação com todos os seus leads novos e estabeleça um relacionamento contínuo de forma automática.

Seleção de possíveis clientes:
É possível classificar os leads de acordo com o momento na jornada do cliente, com dados obtidos a partir das interações do usuário dentro do site.

Personalizar cada contato:
Cada lead tem seu perfil, seja por tipo de produto preferencial, cargo, até por etapa na jornada de compra. Com essas informações é possível personalizar o material para convencê-lo de chegar até a etapa final.


Menos trabalho para a equipe de Marketing:

As ferramentas de automação não fazem tudo sozinhas, mas ajudam de maneira muito significativa o desenvolvimento e otimização das tarefas de marketing.

Otimização do tempo com leads experientes:
Os vendedores identificam quem são os possíveis compradores com mais entendimento sobre assunto/produto e classificam quais estão mais aptos a receber um contato comercial.
O conhecimento do perfil do lead potencializa o trabalho do vendedor e aumenta as taxas de conversão em vendas.

Como deve ser feita a automação de marketing

Ter em mente alguns passos básicos pode facilitar a implementação da automação de marketing para sua empresa.

A primeira coisa a se fazer é definir o objetivo da sua campanha de marketing digital, quem será o público-alvo e como você pretende atingi-lo.

No próximo passo, você deve entender quais são os problemas que o seu público enfrenta e qual tipo de conteúdo que ele busca como solução.

Depois, com os conteúdos em mãos você vai escolher uma ferramenta/software de automação para realizar o processo de automação da estratégia e distribuição do conteúdo.

Não esqueça que nós lhe indicaremos ao final do artigo, três opções de ferramentas que podem mudar a sua empresa.

No processo de implementação de uma ferramenta de automação de marketing, é preciso estabelecer uma sequência lógica de conteúdo para instigar o lead a realizar a compra ou a conversão final.

Em seguida, é necessário programar todo esse fluxo na ferramenta. Depois disso, o usuário deve definir o fluxo de interação (como e quando a plataforma deve interagir com o lead).

Uma vez definida e implementada a estratégia, é hora de partir para a etapa de execução, onde serão colhidos dados os que vão permitir a otimização constante da estratégia.

Com os resultados adquiridos, é preciso fazer uma análise e sempre otimizar a automação de marketing para que sejam captados cada vez mais leads.

Conheça 3 ferramentas de automação de marketing que vão mudar a sua empresa:

Hubspot

Quando pensamos em ferramentas de automação de marketing não podemos deixar de lado a HubSpot, uma das mais relevantes e robustas ferramentas do mercado.

Em 2004 Brian Halligan e Dharmesh Shah se conheceram durante um curso oferecido pelo IMT e foi aí que a empresa começou.

Após algumas conversas os dois perceberam que as pessoas não colocavam credibilidade no bombardeamento de propagandas e que se esquivavam dela cada vez mais e melhor.

Ambos concordaram que as pessoas buscavam por aquilo que era conveniente, e não por um produto aleatório que aparece na caixa de email.

Assim, surgiu uma das primeiras ferramentas de automação de Marketing.

Essa empresa possui três tipos de softwares, que podem ser utilizados isolados ou em conjunto.

O pacote mais básico é o HubSpot CRM, que consiste no banco de dados que será utilizado para todo o processo.

O software registra todas as empresas, rastreia os emails enviados, organiza suas vendas, ajuda a definir prazos, entre várias outras funções.

O módulo de CRM é gratuito e registra até 1 milhão de inscrições.

Outro pacote é o HubSpot Marketing. Essa é uma ferramenta excepcional que ajuda a criar o conteúdo, otimizar seus recursos de busca com SEO, distribuí-lo e ainda automatizar várias tarefas.

Com esse software é possível analisar todas as estatísticas da sua publicação, como os leads reagem e número de contatos obtidos.

Já na plataforma de marketing da Hubspot, existem 5 categorias de compra e uma delas é gratuita, mas não é muito mais avançada que a ferramenta de CRM.

O último módulo chama-se HubSpot Sales e é um software menos complexo que o anterior, mas, se aliado ao CRM pode cumprir muitas funções, facilitando o dia a dia da empresa.

No caso do Sales, existe a versão gratuita, menos robusta, uma intermediária que custa 50 dólares e a mais avançada que custa cerca de 400 dólares.

RD Station

A ferramenta de automação de Marketing da Resultados Digitais é muito popular no Brasil, sendo responsável por 61,5% do mercado de softwares de automação.

A empresa é totalmente brasileira, ao contrário da HubSpot.

O site da RD Station apresenta as seis principais funcionalidades desse tipo de software em tópicos gerais:

A primeira é atrair mais visitantes qualificados. Ela otimiza todo o conteúdo de acordo com os critérios das ferramentas busca e monitora os posts em redes sociais, assim como anúncios no Facebook.

Outra função dessa ferramenta de automação de marketing é converter visitantes comuns em Leads. O programa tem vários artifícios para atingir esse objetivo, como formulários, pop-ups, Landing Pages e outros.

O software também promete estabelecer relacionamentos com os leads ao decorrer do processo.

É possível descobrir como o usuário se relaciona com os materiais da empresa com a empresa, manter o histórico de interação de cada visitante, mandar e-mails personalizados, etc.

A quinta promessa da plataforma é aumentar a quantidade de vendas.

Algoritmos conseguem classificar o potencial de compra de cada usuário. Fiscalizando os passos dos visitantes. Assim, é possível estabelecer quem tem a real chance de realizar uma compra.

Identificados estes usuários, é possível realizar um contato comercial muito mais personalizado e assertivo.

Conheça, de forma concisa, algumas das possibilidades oferecidas RD Station:

  • Teste A/B.
  • Monitoramento de contatos durante todas as etapas de compra.
  • Mídias Sociais. É possível planejar e programar seus posts semanalmente ou mensalmente. Assim você não precisa ficar montando as publicações a todo o momento.
  • Anúncios no Facebook. A maior rede social do mundo é uma ótima plataforma para o Marketing digital e o RD Station gerencia os anúncios.
  • Otimização pela técnica SEO. Facilita que os usuários encontrem seu site nas ferramentas de busca. As chances de clique aumentam exponencialmente com as primeiras publicações elencadas.
  • Landing Pages, pop-ups e formulários. Espalha a oportunidade de negócio por vários outros sites.
  • Email Marketing. A empresa tem a possibilidade de analisar através do email marketing como está sendo o resultado da campanha por esse meio.

A licença deste software de automação de marketing custa, aproximadamente, 700,00 reais por mês.

Se você é leigo no assunto essa pode ser uma boa ferramenta, pois ela é simples e intuitiva de usar, além de ser em português.

SharpSpring

Em 2018, a empresa SharpSpring foi considerada pela Trust Radius como a melhor ferramenta de automação de marketing americana.

Esse software tem as mesmas funcionalidades que as duas plataformas anteriores, sempre com o principal objetivo de atrair e nutrir Leads, guiando-os durante a jornada de compra.

Segundo a Trust Radius, as melhores vantagens do SharpSpring são:

  • É um software com muita facilidade de uso. As ferramentas e suas funcionalidades são autoexplicativas, facilitando até para usuários leigos.
  • Integração de mídias sociais e análises das campanhas Isso possibilita um feedback para checar qual ação está trazendo.
  • E-mails, formulários e Landing Pages dinâmicas são facilmente criados. Uma grande vantagem é que não há necessidade de programações complexas para criar as conexões.
  • Demonstração simples e clara do ROI (Retorno sob o investimento) das propagandas marketing digital.

O custo-benefício é acessível para empresas que desejam um software completo de automação de marketing.

Conclusão

Existem outras ferramentas de automação e marketing no mercado nacional e internacional.

O importante é que você entenda o objetivo e limitações da sua empresa (financeira, por exemplo) para escolher qual das ferramentas garantirão o melhor custo-benefício para o seu empreendimento.

Uma coisa é certa: as ferramentas de automação e marketing dão um retorno incrível no que diz respeito à otimização da sua estratégia de marketing.

Se você está buscando aumentar a captação de leads do seu site e consequentemente, o número de vendas geradas através da sua estratégia de marketing, uma boa ferramenta de automação de marketing é essencial para o seu negócio.