O que você aprenderá com esse artigo:
- O que é o EdgeRank.
- Como ele funciona.
- Como ele pode afetar sua Estratégia de Marketing.
- Como usar o Facebook para trabalhar para você e aumentar seu tráfego orgânico.
Edge o quê?
Você provavelmente faz parte de um dos 120 milhões de usuários ativos do Facebook no Brasil. E, segundo o blog da RockContent, em média, um usuário tem acesso à 1500 posts diários em seu feed, dos quais no final das contas só presta atenção em 20% deles.
Mas muitos desses posts nós consideramos irrelevantes. No entanto, o Facebook sabe disso e tenta nos dar uma experiência mais agradável, apresentando postagens que ele considera ser mais relevantes para nós.
A primeira coisa que vemos quando entramos no Facebook é o feed de notícias. É nele que recebemos todas as atualizações sobre o que nossos amigos estão fazendo e sobre as páginas que seguimos.
Sendo assim, o feed de notícias é composto por publicações dos nossos amigos, das páginas que seguimos, por anúncios patrocinados e por uma terceira categoria de posts que são denominados Edges.
Os Edges são ações explícitas que nossos amigos executam. Como, por exemplo, curtir uma publicação, comentar um post, começar uma nova amizade, seguir uma nova página e etc.
Então, se o objetivo é melhorar a experiência do usuário, seria irracional se todos os Edges fossem exibidos.
Por isso eles são publicações elegíveis a aparecer.
De acordo com os Engenheiros do Facebook, apenas 0,2% de todos os Edges são eleitos para aparecer no seu feed.
Esse sistema de eleição é nomeado EdgeRank. Um algoritmo inteligente que filtra e decide quais são os Edges e a ordem que eles vão aparecer no seu feed.
Curiosidade: O algoritmo do Facebook é tão preciso para descobrir seus interesses que os usuários começaram a estranhar e os engenheiros tiveram que adicionar um segundo algoritmo para dar um toque de aleatoriedade e ficar mais orgânico.
Agora vamos entender como o algoritmo do Facebook faz para descobrir qual é o EdgeRank para cada usuário em relação às outras pessoas. Para isso, são usados três parâmetros para fazer esse cálculo, afinidade entre os dois usuários, peso e relevância dos Edges e tempo de publicação.
Afinidade
O nome desse parâmetro já é bem autoexplicativo. Aqui o Facebook considera o nível de afinidade, proximidade e interação que dois usuários possuem entre si. Para calcular a pontuação de afinidade ele mede três coisas:
- As ações explícitas e suas forças*.
Cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos, postagens em murais. - O quão próximo esse outro usuário é de você
Família, amigos, colegas de trabalho… - Quanto tempo o usuário executou essas ações explícitas.
Quanto mais recente, maior será a afinidade.
*A força de ações explícitas são medidas através do esforço que um usuário tem para promovê-la. Sendo assim, um comentário vale mais que uma curtida. Visualizações não são ações explícitas.
Não é só desse histórico que se calcula a relevância dos Edges, o maior fator que é atribuído a esse parâmetro é o Peso dos Edges. Responsável em avaliar as interações dos seus amigos com as demais publicações. Neste parâmetro, vale também a força das ações explícitas, como explicado acima.
Relevância e peso dos edges
No que se trata de relevância, é importante ter em mente que toda vez que você curte, compartilha, ou, de forma geral, interage com uma postagem o Facebook guarda isso na sua memória, ele sabe do que você gosta e do que não gosta. O algoritmo sempre tentará mostrar para você o que mais lhe agradaria.
Não é só desse histórico que se calcula a relevância dos Edges, o maior fator que é atribuído a esse parâmetro é o Peso dos Edges. Responsável em avaliar as interações dos seus amigos com as demais publicações. Neste parâmetro, vale também a força das ações explícitas, como explicado acima.
Tempo de publicação
Obviamente não queremos receber publicações pré-históricas. Mesmo que um conteúdo seja muito relevante e tenha grande afinidade com você, se ele for muito antigo não aparecerá no seu feed de notícia. Quanto mais recente for a publicação, maior será o índice desse parâmetro no cálculo do EdgeRank. Não só o tempo real da publicação afeta o índice, outros dois fatores também têm peso, são eles:
- O tempo desde o seu último login no Facebook.
- A frequência que o usuário entra na rede social.
Seja assertivo e tenha um engajamento positivo
Agora vou compartilhar algumas dicas para sua estratégia de marketing decolar no Facebook. Antes de tudo, é necessário compreender que para obter sucesso em negócios online é preciso atingir o público certo com o conteúdo certo. Apenas uma dessas duas peças não basta.
Você já conhece o EdgeRank e sabe como ele funciona, então podemos começar a otimizar nossas postagens com alguns hacks que, definitivamente, irão lhe ajudar a aumentar o engajamento positivo da sua página.
Escolha os melhores horários
Lembra que um dos parâmetros do EdgeRank é o tempo? Então, queremos sempre ter o maior índice do algoritmo, para isso é necessário fazer minhas postagens logo antes, ou durante os horários de pico que seus seguidores costumam acessar a rede social. Por isso é necessário, entender o comportamento e os hábitos da sua audiência. Você pode fazer um teste; durante uma semana faça postagens em diferentes horários dos dias e depois disso use o Facebook Insights para visualizar os horários que performam melhor.
Crie conteúdo de qualidade para seu público (e para o Facebook)
Hoje em dia a competição para gerar um valor significante para seus clientes no ambiente online é muito acirrada, e isso piora muito em certos mercados. Certamente, se você chegou até aqui já sabe que o Facebook não trata as publicações de maneira democrática.
Então precisamos criar um conteúdo de qualidade que agregue valor para nossos seguidores.
Nunca poste simplesmente para fazer volume no feed. Em primeiro lugar, faça posts para gerar engajamento, sempre escolha o quesito qualidade. Mas, cadência e frequência sempre são bem-vindos e ajudam a fidelizar a sua audiência. Portando, faça posts diários.
Use imagens e vídeos
Fotos e vídeos, geralmente, possuem uma taxa de interação e engajamento maior que as demais formas de postagem no facebook, isso é comprovado pela própria plataforma e com estudos estatísticos de terceiros. Os motivos para isso acontecer variam desde o fato de fotos e vídeos serem mais atraentes até o modo como ocupam mais espaço na tela.
Estimule o público a interagir com a publicação
Creio que você já deve estar pensando nisso a essa altura do texto. Diante disso, se voltarmos lá nos parâmetros que compõem o EdgeRank, você irá ver que engajamento é um dos filtros utilizados pelo algoritmo .
Sempre tente promover um tipo de interação do público com um convite ou uma Call To Action. Por exemplo, Você pode fazer isso convencendo-os a clicar em um link, pedindo para curtir ou compartilhar a publicação, promovendo uma discussão nos comentários, fazendo uma pergunta, pedindo sugestões ou para que respondam uma enquete.
Há várias maneiras de promover esse engajamento. Sempre faça parte disso também, por exemplo,em uma discussão nos comentários . Lembre-se da força das ações explícitas
Destrinchando o engajamento
O Facebook quando vai mensurar o engajamento de uma postagem olha primordialmente essa três métricas: Likes, Comments & Shares. E é claro que eles não possuem as mesmas relevâncias, o Facebook não revela quanto peso atribui a cada indicador, mas especialistas assumem que:
- Um like vale 1
- O comentário vale 2
- O compartilhamento vale 4.
Cuidado com o Feedback Negativo!
Essa categoria de avaliação é composta por certos engajamentos com a publicação, sendo eles: se você denuncia, se você oculta uma publicação, se você parar de seguir ou quando coloca uma página no modo soneca através de uma postagem.
Os Feedbacks negativos pesam significativamente para baixo o índice de qualidade e relevância da sua publicação e, consequentemente, afetam o EdgeRank. O Facebook já revelou que, no algoritmo, para contrabalancear um feedback negativo são necessários 100 engajamentos positivos.
Além disso, há outros fatores que afetam muito na qualidade dos posts, a quantidade de tempo que o usuário assiste um vídeo é um ponto a se considerar, vê-lo inteiro é muito benéfico, abrir e sair do vídeo nem tanto. O bounce (taxa de rejeição, sair rápido da página) de links também pode prejudicar os seus índices.
Outras dicas:
- O Facebook sempre irá dar preferência aos Edges cuja suas relações foram construídas por meios orgânicos, como uma busca direta ou outros Edges.
- O Facebook dará preferência aos Edges de novas ferramentas, como as recentes reações.
- Lembre-se, os EdgeRanks são individuais e saber usá-lo à seu favor necessita de conhecimento do seu público alvo.
- Não faça Spams nas suas postagens. O Facebook consegue reconhecer quando uma página está fazendo postagens repetitivas demais e isso vai afetar negativamente o seu EdgeRank.
Saiba impulsionar suas publicações
O Facebook te oferece uma opção para promover de maneira paga suas publicações.
Dessa maneira, muitos administradores de páginas gastam centenas de reais diariamente impulsionando publicações de maneira extremamente ineficiente. Ora quando poderiam estar gastando dezenas de vezes menos e obtendo o mesmo, ou até mais, resultados.
Impulsione o que já está dando resultado
Não faz sentido fazer propaganda paga em algo que organicamente não trás resultados. Então, foque seus esforços nas postagens que possuem uma boa colocação no EdgeRank.
Acima de tudo, lembre-se: compartilhamentos > comentários > curtidas.
O Impulso é uma forma de mídia paga
Quando você promove alguma publicação acaba tendo mais controle sobre ela. De maneira que isto acontece porque você é capaz construir audiência. Ou seja, você terá a capacidade de alinhar para quem essa postagem aparecerá e mensurar os resultados de maneira mais precisa.
Lembre-se: compartilhamentos não aparecem nos analytics pois não são uma forma de ads.
Teste, impulsione, observe e impulsione
Em primeiro lugar, antes de sair aplicando toda sua verba de marketing impulsionando suas publicações, estude e entenda a dinâmica desse recurso. Use as promoções para entender melhor a sua audiência e, com isso, otimize a sua verba nessa atividade. Não é necessário gastar muito dinheiro para conseguir impressões nos seus posts.
Impulsionamentos inteligentes conseguem atingir mais de 10.000 visualizações com cerca de 3 ou 4 reais.
Em segundo lugar, faça testes aplicando pequenas quantidades nas suas postagens durante 5 ou 7 dias e observe o resultado. Pode ser que as publicações não deem tantos frutos quanto esperado, mas pode ser que uma ou algumas postagens se destaquem.
Certamente isso mostrará em que seu público está mais engajado. Visto que, em média, estima-se que cada impressão na página que aconteceu através do impulso gera 10 impressões orgânicas.
Acima de tudo, fique de olho nas oportunidades que aparecem, quando uma postagem se destaca em termos de impressões convém estudá-la e entender o motivo dessa publicação ter gerado tanto engajamento, impulsioná-la novamente é uma boa estratégia.
Use de autoridades, se uma figura famosa e com influência no seu mercado compartilha uma publicação ou agradece seus serviços, compartilhe essa publicação e impulsione-a.
Você usa isso como prova social para atrair novos seguidores.