Growth Hacking: A metodologia de crescimento das maiores empresas do mundo

O Growth hacking é, de uma maneira básica para explicação, uma fórmula onde buscamos espaços para acelerar o crescimento da empresa e, uma vez encontrados estes espaços, devem-se gerar ideias para explorar novas oportunidades relacionadas.

Apesar do que muitas pessoas pensam, o Growth Hacking não tem como objetivo encontrar soluções mágicas para a sua empresa.

Este é um método que na verdade utiliza muito da experimentação para conseguir abordar de maneira correta o marketing.

O que é Growth Hacking?

É uma metodologia faz com que os processos do marketing sejam feitos através de experimentações que levam qualquer empresa a encontrar seu fit de mercado mais rapidamente.

Na prática, o Growth Hacking possui etapas a serem seguidas para que tudo funcione em um nível constante de elevação de performance.

Os focos do processo de Growth Hacking são divididos em etapas que facilitam o ajuste, de acordo com o momento e a necessidade da sua empresa:

Aquisição – Práticas que possam atrair futuros clientes
Ativação – Maneiras de gerar interações iniciais do cliente com a sua empresa
Retenção – Maneiras de manter os clientes interagindo com a sua empresa
Receita – Soluções para aumentar sua receita
Indicações – Fazer com que clientes atuais possam trazer novos clientes

O processo de Growth Hacking não segue necessariamente essa ordem, já que que nem sempre é o caso da empresa priorizar soluções de retenção de usuários antes de priorizar a receita, dependendo dos objetivos atuais do negócio.

O Growth Hacking precisa primeiro surgir com ideias que tenham o objetivo de gerar crescimento para a empresa.

As ideias podem surgir em pesquisas com usuários, insights próprio time, referências obtidas através de concorrentes e várias outras fontes.

Depois de geradas as ideias, é necessário uma reunião onde haja um coletivo de ideais e pensamentos sobre o que pode realmente transformar a empresa para alavancar seu crescimento.

As ideias devem ser escolhidas conforme o foco de crescimento, conforme o seu custo, quais as chances de obter sucesso com ela, e quais seriam os impactos que essa ideia causaria na empresa.

Todas as ideias geradas devem ser classificadas de acordo com a média de três classificações que medem de 1 a 10:

  • O Impacto que a ideia vai ter sobre a empresa, de modo geral
  • O nível de confiança  de que a ideia pode gerar o impacto esperado
  • O nível de dificuldade da implementação da Ideia

Por exemplo: na ideia “Colocar um formulário de aquisição de e-mails do rodapé do site para aumentar a captação de leads”, a classificação seria feita da seguinte maneira:

  • Impacto: 6 (0 a 10)
  • Confiança: 8 (0 a 10)
  • Dificuldade: 1 (0 a 10)

Logo, a média da classificação da ideia fica em 5.

Se outra ideia gerada tiver uma classificação maior, essa outra ideia deve ser priorizada no processo de testes.

Da mesma forma, se alguma ideia gerada tiver um score menor que 5, a primeira ideia deve ficar em uma posição superior da fila de testes.

Esse processo de avaliação serve para que as ideias simples e de fácil aplicabilidade sejam favorecidas no processo de escolha.

Experimentação de Ideias

Aqui as hipóteses de Growth Hacking começam a ser aplicadas na realidade, onde a ideia será experimentada, a partir da execução integrada aos processos da empresa.

É necessário que haja monitoramento intenso dos testes para que sejam medidos os resultados obtidos.

Assim, podemos saber se a ideia está trazendo bons resultados para e empresa e se ela irá gerar alguma oportunidade real de crescimento.

Muitas vezes, após o resultado das experimentações, é normal que acabem surgindo mais ideias, que funcionem ainda melhor para a empresa, e até mesmo ideias para serem aplicadas após algum tempo, no futuro.

É interessante usar dos métodos de Growth Hacking pois esse processo te leva para uma rotina de pensar fora da caixa.

A experimentação em si, é uma maneira de criar novos cenários para a empresa, visando um caminho melhor para o marketing do seu negócio.

O Growth hacking pode ser aplicado em qualquer processo da empresa. Através desse método é possível, por exemplo, gerar experimentos de Landing Pages.

Landing Pages, também traduzidas como Páginas de Capturas, são as páginas do site da sua empresa destinadas a receber novos visitantes do seu site.

As melhores landing pages são direcionadas a um só resultado. Seja ele gerar mais cadastros de e-mails de novos prospects ou gerar vendas diretas.

No processo de growth, é possível testar a performance de uma landing page do seu site, através da geração de hipóteses:

Exemplo:

  • Aumentar tamanho do botão de chamada para a conversão aumenta o número de e-mails cadastrados
  • Se eu dividir o processo do meu serviço em etapas no site os visitantes vão se interessar mais em deixar o e-mail para contato?
  • Se eu usar imagens com mais contraste na minha página isso aumenta o tempo que os usuários gastam na minha landing page?

Todo esse processo de geração e testes e ideias para otimizar a sua empresa pode ser gerenciado através desta metodologia.

De qualquer modo, você pode usar o Growth hacking para conseguir um melhor formato de Landing page que consiga um maior número de leads.

Para isso você precisará comparar os casos de experimentação, analisar qual destes trouxe mais resultados dentro do mesmo período de tempo e das mesmas condições.

Através desse tipo de comparação você conseguirá entender qual será a estratégia que deve ser adotada pela sua empresa, a fim de conseguir resultados expressivos no seu processo de Growth Hacking.

Essa metodologia gera mais resultados exatamente por forçar a experimentação de novas ideias, ao demandar um desprendimento maior de tempo para analisar estatísticas e medir resultados.

Testar Acelera Seus Resultados

Se você quer que a sua empresa tenha uma cultura de constante criatividade e otimização de resultados, a metodologia do growth hacking com certeza pode te ajudar a alcançar os resultados esperados.

Não só por gerar novas ideias que são testadas, mas por introduzir um novo mindset ao time do seu negócio:

No marketing não existem certezas prontas, existem somente resultados comprovados através de testes.